Rua Polignano A’Mare, 51 - Brás
Cep: 03005-040 - São Paulo, SP

Secretaria
Notícias › 02/01/2018

Santuário Nacional alcança marca de 13 milhões de visitantes em 2017

O Santuário Nacional de Aparecida bateu recorde de movimentação em 2017. No ano, cerca de 13 milhões de fiéis passaram pelo local, somando o maior número de público registrado na história do Santuário.

De acordo com o reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, as celebrações dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida contribuíram para o número. “Sem dúvida a celebração do Jubileu de Nossa Senhora Aparecida fez com que este número fosse alcançado. Muitos romeiros falavam conosco que vinham para celebrar este momento marcante para a Igreja no Brasil”, destaca.

O dia de maior movimento no ano passado foi o 12 de outubro, data em que se comemora a festa da Padroeira do Brasil. Neste dia, 177 mil peregrinos marcaram presença no templo dedicado à Santa. A grande afluência seguiu nos fins de semana de novembro, que registrou por três domingos seguidos mais de 160 mil pessoas. Entretanto, o mês mais movimentado foi dezembro, com grande fluxo de fiéis também no meio da semana.

Os indicadores contribuíram ainda para que o maior fluxo de pessoas no período fosse registrado no segundo semestre. Mais de 60% dos peregrinos foram registrados neste período.

Em contrapartida, os meses menos movimentados foram fevereiro e março. Ainda assim, no último ano, o público calculado foi maior do que o de 2016 em ambos os meses.

Redes sociais e turismo religioso

Os índices foram refletidos nas redes sociais, que ficaram repletas de registros do Santuário Nacional no último ano. Segundo o Instagram , o maior templo mariano do mundo foi a sétima localização brasileira mais publicada na rede social em 2017.

Segundo dados do Ministério do Turismo, o número de peregrinos registrados na “Capital Mariana da Fé”, como é conhecida Aparecida (SP), equivale a 72% do total de brasileiros que realizam turismo religioso. Os outros 28% são divididos em 340 destinos de todo o país.

O local também é mais visitado que outros importantes centros de peregrinação mundiais como Fátima, que estima 8 milhões no último ano; e Lourdes, com 6 milhões de peregrinos. Entre os santuários marianos, apenas Guadalupe concentra mais fiéis do que Aparecida, com cerca de 20 milhões de pessoas por ano.

Com informações do A12

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.