Liturgia Diária

Notícias › 31/05/2017

RCC celebra seu Jubileu de Ouro em Roma com Francisco

A Renovação Carismática Católica celebra seu Jubileu de Ouro em Roma,  de hoje, 31 de maio, a 4 de junho, com um programa rico de encontros, simpósios, celebrações e adoração nas principais basílicas romanas.

O ápice das celebrações será a Vigília de Pentecostes e a oração ecumênica com o Papa Francisco no ‘Circo Massimo’ no sábado. A Rádio Vaticano transmitirá o encontro a partir das 12h50 horas, horário de Brasília.

São esperadas 30 mil pessoas provenientes de 130 países, 600 sacerdotes, 50 bispos e cardeais, para celebrar juntos com o Papa os 50 anos da Renovação Carismática, nascida em Pittsburgh, EUA, na manhã gelada de fevereiro de 1967, graças a um grupo de estudantes que sentiu a necessidade de reunir-se e rezar, invocando o Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo.  Desde então o movimento não parou de crescer, ganhando novos adeptos em todas as partes do mundo.

E neste tempo cheio de contradições e crise de valores, a Renovação, sob o impulso do Papa Francisco, torna-se uma “corrente de graça”, um manancial de fé e de esperança e um celeiro de vocações.

O evento foi apresentado na manhã desta terça-feira na Sala Marconi, na Rádio Vaticano. A Presidente do Serviço Internacional da Renovação Carismática, Michelle Morgan, conversou conosco sobre a expectativa para este Jubileu:

“Quando se começa uma nova iniciativa, esta deve encontrar a sua colocação na Igreja; nós nascemos por graça do Concílio Vaticano II e por isto sempre tivemos nosso lugar no coração da Igreja. Tivemos necessidade de aprender a compreender esta graça da Renovação Carismática nos tempos que se seguiram ao Concílio. Foi necessário tempo para realizar este percurso, com o apoio dos diversos Pontífices, com cada um dos quais tivemos uma relação particular e privilegiada. Para este encontro esperamos uma nova efusão do Espírito Santo sobre a Igreja e sobre o mundo, e esperamos também por alguma surpresa. Nós estamos prontos e a serviço da Igreja para ajudar também a obra de reforma e renovação iniciada pelo Papa e para difundir a cultura da Pentecostes, porque é o Espírito que faz grande todas as coisas”.

Um Jubileu de Ouro de comunhão, unidade, caridade e oração marcado por eventos que tem início com a participação na Audiência Geral com o Papa Francisco na Praça São Pedro na quarta-feira e concluindo no domingo com a Missa de Pentecostes e o Regina Coeli no Vaticano. 

O encontro no ‘Circo Massimo’, no sábado,  é um dos momentos também muito aguardado pela sua dimensão e valor ecumênico. Entre os convidados, estarão o Pastor Giovanni Traettino, amigo de Bergoglio, líderes protestantes e alguns ortodoxos. Conosco, o Presidente da RCC Itália, Salvatore Martinez:

 “De qualquer maneira será a grande ocasião para mostrar como o ecumenismo espiritual é o maior e atual motivo de reconciliação entre as diversas tradições cristãs. O Papa Francisco quis organizar uma Vigília ecumênica. Portanto, não um modo para celebrar a Renovação nos seus 50 anos, mas para celebrar o Espírito Santo que é causa de unidade, de alegria, de reconciliação”.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.