Liturgia Diária

Notícias › 17/07/2017

1 milhão de católicos com a Laudato Si. Seja um deles!

Em comemoração ao 2º aniversário da histórica Encíclica Laudato Si do Papa Francisco, (18 de junho de 2015), o Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC) está lançando a campanha Compromisso Laudato Si, para manter viva a mensagem do Pontífice e incentivar a ação católica para enfrentar a crise climática.

Compromisso prático

O Compromisso Laudato Si é uma campanha que nos convida a nos comprometermos com a transição para as energias renováveis em nossas casas e comunidades e pressionarmos os líderes políticos a tomarem medidas fortes sobre as mudanças climáticas. A Campanha é voltada para quatro públicos diferentes: indivíduos, famílias, paróquias e organizações. O objetivo é envolver 1 milhão de católicos para enfrentar a crise climática.

Lançamento nas Filipinas, lugar simbólico

A Campanha é lançada com o apoio de cardeais, bispos e outros líderes globais de alto nível (veja as citações abaixo) para incentivar o envolvimento da Igreja em geral.

O evento de lançamento ocorreu em Manila (Filipinas) no dia 17 de junho, com o apoio de líderes da Igreja, como Cardeal Luis Tagle, (arcebispo de Manilha e Presidente da Caritas Interrnacional), e o Arcebispo Sócrates Villegas (arcebispo de Lingayen-Dagupan e Presidente da Conferência Episcopal das Filipinas). A localização do lançamento é significativa dada a vulnerabilidade dos povos da ilha aos impactos das mudanças climáticas, bem como a participação dos católicos filipinos nas questões ecológicas.

Compromisso está on line também em português

A Campanha já está ‘online’ em inglês, espanhol, português e italiano. As pessoas que assumirem o compromisso receberão convites para transformar a Laudato Si em ações através de iniciativas do MCGC que acontecem ao longo do ano, como o Tempo da Criação (1 de setembro a 4 de outubro) e o Dia da Terra (22 de abril).

No compromisso, respondemos ao chamado do Papa Francisco na Laudato Si’, assumindo três empenhos: Rezar pela e com a criação, viver com simplicidade e engajar-se no cuidado da nossa casa comum.

Movimento Católico Global pelo Clima

O Movimento Católico Global pelo Clima (MCGC) é uma rede internacional de indivíduos e organizações católicas que respondem ao chamado do Papa Francisco na Laudato Si por justiça climática. Fundado em janeiro de 2015, o MCGC cresceu rapidamente, reunindo mais de 400 organizações membros e milhares de católicos para agir por meio de campanhas inovadoras para trazer Laudato Si’ para a vida.

Em 1º de fevereiro de 2017, o Papa Francisco enalteceu e encorajou a ação do Movimento Católico Mundial pelo Clima Global (Catholic Climate Movement, GCCM), em um encontro no Vaticano. Confira aqui.

Citações

Cardeal John Ribat, arcebispo de Port Moresby, Papua Nova-Guiné e Presidente da Federação das Conferências Episcopais da Oceania: “Este é um ministério crucial para ajudar a Igreja global a responder à crise climática. Em nome das comunidades vulneráveis da Oceania, exorto todos os católicos a se juntarem e apoiarem este importante esforço para levar Laudato Si’ a vida”.

Cardeal Blase Joseph Cupich, arcebispo de Chicago: “Laudato Si’ é um chamado inequívoco à ação para proteger a nossa Casa Comum. Ao marcar o segundo aniversário deste documento inovador, há uma urgência ainda maior para trabalharmos juntos para honrar o presente do nosso criador. Ao fazê-lo, protegeremos os pobres e marginalizados dos efeitos das mudanças climáticas e preservaremos nosso pequeno planeta para as gerações futuras”.

Cardeal Sean O’Malley, OFM, Cap. arcebispo de Boston: “O Papa Francisco fornece uma importante contribuição para o bem do mundo em que vivemos, deixando claro que temos a responsabilidade de cuidar do dom extraordinário da criação de Deus, mostrando o respeito pelas necessidades de todas as pessoas em toda a comunidade internacional. O Santo Padre nos chama apropriadamente a considerar como nossas ações hoje afetarão o bem-estar daqueles que nos seguirão no futuro.” 

Cardeal Wilfrid Napier, arcebispo de Durban, África do Sul: “A mensagem da Laudato Si” é importante porque pede a todos que reúnam o sorriso na oferta de Deus, que continuem a inspirar e orientar os filhos para cuidar da Criação, o que Ele tão bem criou”.

Dom. Luigi Bressan, arcebispo emérito de Trento, Itália: “A mensagem da Encíclica Laudato Si’ tem uma visão integral abrangente do ser humano em relação à economia, relações, natureza e comunidade. É uma mensagem muito clara e profunda: todos nós estamos interligados e não isolados uns dos outros”.

Por Rádio Vaticano

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.